quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

2

Julio José e Maria Hermínia, pais de Julio Cortázar, casaram no dia 11 de outubro de 1912 e foram morar no número 2028 da rua Sucre, residência dos pais de Julio José no bairro de Belgrano.

A loja de móveis dos Descotte contava com uma representação em Paris e Luis Descotte propõe ao genro que vá à Bélgica, ampliar os negócios da família. Com isso, o pai de Maria Hermínia mata dois coelhos numa cajadada só: tira a filha da casa dos sogros e abre uma nova frente comercial na Europa.

Para Julio José, a proposta representa a possibilidade de uma vida nova, de novos horizontes longe do Rio da Prata.

Casados há apenas 10 meses, Julio José e María Hermínia chegam a Bruxelas em agosto de 2013, levando, a tiracolo, a mãe de María Hermínia, Victoria Gabel. Em Bruxelas, a família vai morar na comuna de Ixelles, no número 116 da avenida Louis Lepoutre. Reduto de artistas e intelectuais, Rodin, Baudelaire, Paul Verlaine, Marx, Lenin e Puccini, dentre outros, já fizeram parte da vizinha de Ixelles.

No entanto, o início do século XX não é um bom momento para se estar na Europa. Em breve, o continente estaria mergulhado na I Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário